Quem Somos

Quem Somos2018-08-06T13:56:37+00:00

Profissionais de diversas áreas, como pedagogos, empresários, produtores culturais, assistentes sociais, artistas e gestores refletem o interesse do instituto pelo conhecimento transversal

GUILHERME MARQUES  
Diretor Presidente

Gestor, produtor cultural e ator. É diretor geral e idealizador do Centro Internacional de Teatro ECUM – CIT – ECUM, do Encontro Mundial das Artes Cênicas (ECUM) e do Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas. É também idealizador e diretor geral de produção da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp. Realizou coordenação, produção e/ou consultoria artística de diversos festivais artísticos nacionais e internacionais, entre eles: Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH); Fórum Internacional de Dança de Belo Horizonte (FID); 1ª Bienal Internacional de Grafite de Belo Horizonte; Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN); Festival Internacional de Teatro do Mercosul (Argentina); Festival Internacional de Teatro de Caracas (Venezuela); Inverno Cultural de São João del Rei; Projeto Imagem dos Povos e Encontro de Artes Cênicas em Araxá. Participou na comissão/júri do Prêmio Myriam Muniz e do Programa Petrobras de Cultura. Foi relações internacionais para o Projeto Artístico no âmbito do Ano da França no Brasil. Foi curador de artes cênicas da 1ª Mostra Contemporânea de Arte Mineira – São Paulo.

RAFAEL STEINHAUSER  
Diretor Vice-presidente

Formado em Engenharia Aeroespacial e Artes Cênicas, é ator e membro da Companhia da Memória. Atua como diretor executivo do Centro Internacional de Teatro – CIT – ECUM e como diretor de Relações Institucionais da MITsp. É presidente da empresa Qualcomm para América Latina.

PATRICIA PEREZ

PATRÍCIA PEREZ  
Diretora Financeira

Formada em Administração de Empresas, possui experiência em gestão fiscal e financeira em empresas públicas e privadas, como a São Paulo Transportes S/A e a Tim Celular S/A, atuando em grandes projetos desde 2006. É coordenadora Administrativa/Financeira da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, desde a 3ª edição (2016), na qual realiza o acompanhamento e finalização das prestações de contas. Contribui também com a elaboração e o cadastro de projetos nas Leis de Incentivo à Cultura, Estaduais e Federais.

RUY CORTEZ  
Secretário

É diretor teatral, pedagogo e fundador da Companhia da Memória. Sua criação mais recente, Karamázov (2014), trilogia criada a partir da obra de Dostoiévski, foi indicada ao Prêmio Governador do Estado em 2014. É sócio-fundador e diretor artístico-pedagógico do Centro Internacional de Teatro ECUM (CIT – ECUM), indicado ao Prêmio Shell SP em 2013, na categoria Inovação. É pesquisador do sistema Stanislavski. Realizou três residências artísticas em Moscou, sendo a última em 2011, por sete meses, no Teatro de Arte de Moscou e no Centro Meyerhold. Atua desde 1999 na área de pedagogia teatral em instituições como Escola Superior de Artes Célia Helena, Teatro-Escola Célia Helena e Escola de Atores Wolf Maya.

HIAGO MARQUES

HIAGO MARQUES  
Conselheiro Fiscal

Ator e produtor. É formado pela Escola de Teatro – PUC Minas, onde atuou nas adaptações das obras As Bruxas de Salem (2014) e Laranja Mecânica (2014), sob a direção de Cynthia Paulino. Em São Paulo, já participou de diversos cursos na Oficina Cultural Oswald de Andrade e do Estúdio de atuação: Curso livre com Ondina Clais e Ruy Cortez, ministrado no CIT – ECUM. Atuou no espetáculo Máquina Paranóica (2015), da XI Paralela Noir, com direção de Roberto Alvim, e no Núcleo de Pesquisa de Montagem: Ascensão e queda da cidade de Mahagonny de Bertolt Brecht (2015), do Grupo XIX de Teatro, com direção de Paulo Celestino. Em 2016, trabalhou como produtor de montagem dos espetáculos da 3ª MITsp e, em 2017, consolida-se na equipe da Mostra, como assistente administrativo.

JUPIRA SANTOS  
Conselheira Fiscal

Assistente Social, com especialização em Gestão Municipal. É servidora pública, com atuação na Política Cultural de Belo Horizonte. Foi gerente e coordenadora do Programa de Formação Cultural do Centro Cultural Lagoa do Nado. Atuou como articuladora do Programa Arena da Cultura junto às Administrações Regionais Pampulha e Venda Nova. Coordenou o Centro Cultural Pampulha. Integrou equipe de produção da Bienal de Quadrinhos, do Festival de Arte Negra (FAN) e do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH). Gerenciou o Centro Cultural Vila Marçola.

FERNANDO RUIZ BRAUL

FERNANDO RUIZ BRAUL  
Conselheiro Fiscal

Cursou Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas -FFLCH/USP e Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi. Atuou como produtor do programa Universo da Moda na MegaTV, canal do grupo MIX e em campanhas políticas pela Polis Produtora. Foi produtor executivo na Eduk, site especializado em cursos online, e atuou também em trabalhos independentes de curtas-metragens, videoclipes e documentários. Passou a integrar a equipe da MITsp, em 2014, como produtor. Atualmente, faz parte do setor relações internacionais da Mostra.