Centro Internacional de Teatro Ecum CIT – Ecum

O Centro Internacional de Teatro Ecum (CIT-Ecum) é uma instituição artístico-pedagógica criada em 2011, fruto da ampliação e transferência do Ecum de Belo Horizonte para a cidade de São Paulo.

Atualmente, possui duas ramificações principais: Ecum Fórum (Encontro Mundial das Artes Cênicas) e Ecum – Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas. As ações do CIT-Ecum são resultado das trocas propiciadas por essas duas vertentes do projeto.

Entre 2011 e 2014, o CIT-Ecum instaurou, em São Paulo, um terceiro núcleo de atividades: a criação de uma agenda teatral permanente em sua sede, com espetáculos locais e nacionais, escolhidos por sua excelência artística. Em menos de um ano, o CIT-Ecum conquistou o respaldo não só do público, como foi também indicado ao Prêmio Shell na categoria Inovação em 2013, pela realização plural de seu projeto artístico-pedagógico.

Em 2016, o CIT-Ecum estabelece outra importante parceria, desta vez com a Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte. Por meio dela, as edições bienais do Ecum Fórum voltam a ser realizadas na capital mineira a partir de 2017, assim como ações continuadas do Ecum Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas.

Em 2016 e 2017, o CIT-Ecum realizou diversos cursos livres de curta duração, voltados para atores, diretores, dramaturgos e artistas da cena. As atividades foram conduzidas por renomados profissionais da área, como Ondina Clais, Ruy Cortez, Marcio Abreu (companhia brasileira de teatro), Alexandra Tavares e Vitor Vieira (Cia. Tablado de Arruar). Também em 2016, promoveu um encontro aberto com atores do Grupo Galpão e com o encenador Marcio Abreu, sobre o processo de criação do espetáculo Nós.

Atualmente, o conselho gestor do CIT-Ecum tem Guilherme Marques como diretor geral; Ruy Cortez como diretor artístico-pedagógico; Rafael Steinhauser como diretor executivo; Érica Teodoro como diretora de produção e administração; Ana Teixeira e Fernando Mencarelli como diretores associados; Antonio Araújo e Maria Thais como consultores artístico-pedagógicos e Jenia Kolesnikova como diretora de relações internacionais.

Início em 2011
Realização e produção: Olhares Instituto Cultural e Centro Internacional de Teatro Ecum – CIT-Ecum

Edições realizadas

  • Processos criativos: oficina com Marcio Abreu
  • Teatro Psicológico | Workshop de teatro com Ondina Clais e Ruy Cortez
  • Estúdio de atuação | Curso livre de teatro com Ondina Clais e Ruy Cortez
  • Encontro aberto sobre o processo de criação do espetáculo Nós, com a participação de integrantes do Grupo Galpão (BH/MG) e do diretor Márcio Abreu.
  • Laboratório Gesto e Composição | Com Alexandra Tavares e Vitor Vieira

Ecum - Encontro Mundial das Artes Cênicas

Ecum – Centro Internacional de Pesquisa sobre Formação em Artes Cênicas