Ecum – Centro Internacional de Pesquisa sobre Formação em Artes Cênicas

Após 10 anos de ações contínuas do Encontro Mundial das Artes Cênicas (Ecum Fórum), surge a necessidade de aprofundar o eixo pedagógico de suas ações formativas. Com isso, em 2008, é criado o Ecum – Centro Internacional de Pesquisa sobre Formação em Artes Cênicas. Baseado em um programa de estudos continuados, o projeto busca ampliar e verticalizar os vínculos com os diversos artistas, pedagogos e centros de criação e pesquisa em artes cênicas do Brasil e do mundo.

Nesse mapa, o projeto já deu foco às pedagogias das escolas francesa (2009), russa (2010) e latino-americana (2011). Em suas três edições, passaram pelo projeto nomes como o do grupo Yuyachkani (Peru), João das Neves (Brasil), Ileana Diéguez (México), Anatoli Vassiliev (Rússia), Jurij Alschitz (Rússia) e Beatrice Picon-Vallin (França). Através dessas experiências, o Centro de Pesquisa firma sua identidade como lugar privilegiado da oralidade, da relação direta com o mestre, pautada pela presença e pela palavra.

Trata-se de um centro de estudos avançados que pretende ser livre, dinâmico e contínuo, além de tecer um forte diálogo com espaços de formação e criadores que desenvolvem importantes trabalhos no campo das artes cênicas. Assim, seu nosso intuito é oferecer pedagogias múltiplas, como modo de arejar as relações entre reflexão e criação nas artes cênicas brasileiras.

Anos: 2009, 2010 e 2011
Idealização, realização e produção: Olhares Instituto Cultural e ECUM Central de Produção

Ecum - Encontro Mundial das Artes Cênicas